PINÓQUIO – O LIVRO DAS PEQUENAS VERDADES

Boitatá, 2019

ISBN: 9788575596975
Formato: 17 x 29 cm
Número de páginas: 32 + folder

Texto, ilustrações e projeto gráfico:
Alexandre Rampazo


Apenas um boneco de madeira. É isso que Pinóquio vê quando se olha no espelho. Se ao menos ele pudesse ser… um outro alguém. Qualquer outro alguém. Talvez alguém como o responsável Grilo Falante, ou a bondosa Fada Azul? Quem sabe ser um malandro feito o Senhor Raposo, ou talentoso como Gepeto. Quem sabe? Mas Pinóquio é apenas um boneco de madeira. Ele é só um boneco de madeira.

Nas páginas deste livro ilustrado, Alexandre Rampazo faz uso do próprio livro como objeto para criar uma narrativa em um belo jogo de espelhos ao contrapor Pinóquio, o famoso boneco de madeira, imaginando-se na pele de outros personagens do clássico de Carlo Collodi.  Onírica e cativante, a obra é uma bela reflexão do que é ser quem somos, das possibilidades de nossas identidades pessoais e da descoberta (e aceitação) de si.


“Pinóquio é esse personagem que teima em habitar nosso imaginário. Crescemos com esse boneco de madeira, e ele que se recusa a crescer, permanece conosco – e assim deverá ser, durante toda nossa vida. Ele anda ao nosso lado como um anjo da guarda às avessas: nos aconselha ao mesmo tempo que  nos incita a peripécias, brinca enquanto falamos sério.
Ludibria-lo e trazê-lo ao mundo dos que desejam conversar foi o que fez Alexandre Rampazo nesta história repleta de terna simbologia sobre quem somos e quem podemos ser. Pois refletido  numa faixa de tempo somente sua, Alexandre capturou Pinóquio, fazendo dele o agente de seus próprios pensamentos e sentimentos. Temos assim, um jogo metafórico, onde a história  se perpassa em um inevitável diálogo, e seus anseios com o boneco de madeira.
Cada um com seu Pinóquio e, do outro lado do reflexo, o artista Rampazo tornou-se manipulador da marionete e ampliou o diálogo. A  ilustração  surge  como um precioso jogo de imagens. Deleite puro é acompanhar somente a narrativa das ilustrações.
Dominando a ideia do conto visual, Rampazo nos dá uma segunda história, um singelo balé pleno de humanismo.”

Nelson Cruz


PRÊMIOS / SELEÇÕES

Prêmio FNLIJ 2020
Produção 2019 – Criança

Prêmio FNLIJ 2020
Produção 2019 – Proj. Editorial

Prêmio JABUTI 2020 – Finalista

Prêmio Biblioteca Nacional
Literatura Infantil – 2º lugar
Prêmio Sylvia Orthof

Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2020 – Produção 2019

Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano Revista Crescer

Prêmio Cátedra UNESCO de Leitura
Cátedra 10 | 2019

IBBY / FNLIJ’s Selection 57th Bologna Children’s Book Fair 2020


COMPRE ON-LINE
Amazon
Martins Fontes
Livraria da Travessa
Livraria da Vila
Blooks
Nove Sete
PanaPaná
Livraria da Tarde
Livraria Cultura
Saraiva
Boitempo