Boitatá, 2019
ISBN: 9788575596975
Formato: 17 x 29 cm
Número de páginas: 32 + folder
Texto, ilustrações e projeto gráfico:
Alexandre Rampazo
Apenas um boneco de madeira. É isso que Pinóquio vê quando se olha no espelho. Se ao menos ele pudesse ser… um outro alguém. Qualquer outro alguém. Talvez alguém como o responsável Grilo Falante, ou a bondosa Fada Azul? Quem sabe ser um malandro feito o Senhor Raposo, ou talentoso como Gepeto. Quem sabe? Mas Pinóquio é apenas um boneco de madeira. Ele é só um boneco de madeira.
Nas páginas deste livro ilustrado, Alexandre Rampazo faz uso do próprio livro como objeto para criar uma narrativa em um belo jogo de espelhos ao contrapor Pinóquio, o famoso boneco de madeira, imaginando-se na pele de outros personagens do clássico de Carlo Collodi. Onírica e cativante, a obra é uma bela reflexão do que é ser quem somos, das possibilidades de nossas identidades pessoais e da descoberta (e aceitação) de si.
“Pinóquio é esse personagem que teima em habitar nosso imaginário. Crescemos com esse boneco de madeira, e ele que se recusa a crescer, permanece conosco – e assim deverá ser, durante toda nossa vida. Ele anda ao nosso lado como um anjo da guarda às avessas: nos aconselha ao mesmo tempo que nos incita a peripécias, brinca enquanto falamos sério.
Ludibria-lo e trazê-lo ao mundo dos que desejam conversar foi o que fez Alexandre Rampazo nesta história repleta de terna simbologia sobre quem somos e quem podemos ser. Pois refletido numa faixa de tempo somente sua, Alexandre capturou Pinóquio, fazendo dele o agente de seus próprios pensamentos e sentimentos. Temos assim, um jogo metafórico, onde a história se perpassa em um inevitável diálogo, e seus anseios com o boneco de madeira.
Cada um com seu Pinóquio e, do outro lado do reflexo, o artista Rampazo tornou-se manipulador da marionete e ampliou o diálogo. A ilustração surge como um precioso jogo de imagens. Deleite puro é acompanhar somente a narrativa das ilustrações.
Dominando a ideia do conto visual, Rampazo nos dá uma segunda história, um singelo balé pleno de humanismo.”
Nelson Cruz
PRÊMIOS / SELEÇÕES
IBBY Honour List 2022
Prêmio FNLIJ 2020
Produção 2019 – Criança
Prêmio FNLIJ 2020
Produção 2019 – Proj. Editorial
Prêmio JABUTI 2020 – Finalista
Prêmio Biblioteca Nacional
Literatura Infantil – 2º lugar
Prêmio Sylvia Orthof
Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2020 – Produção 2019
Destaques Emília – 2019/20
Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano Revista Crescer
Prêmio Cátedra UNESCO de Leitura
Cátedra 10 | 2019
IBBY / FNLIJ’s Selection 57th Bologna Children’s Book Fair 2020
ONDE ENCONTRAR:
Amazon
Megafauna
Martins Fontes
Livraria da Travessa
Livraria da Vila
Livraria Leitura
Blooks
Nove Sete
PanaPaná
Movimento Literário
Livraria da Tarde
Livraria Cultura
Saraiva
Boitempo